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08.06 - 10h27min

Por que a música sertaneja é o estilo mais popular e influente do Brasil

Este texto reúne os principais motivos

Este texto reúne os principais motivos que fazem da música sertaneja o estilo mais popular e influente do Brasil. O artigo não procura enaltecer ou diabolizar esse ou qualquer tipo de música, e sim fazer uma análise imparcial. Outros formatos musicais com certeza poderão fazer parte de alguns dos itens descritos abaixo, mas não todos. Este é um privilégio somente da música sertaneja. Vamos a eles:

01) Unidade
Quem gosta de música sertaneja gosta e pronto! Não existe rivalidade no segmento e nem preconceitos entre os fãs. Pode-se gostar de uma dupla de sertanejo universitário como caipira.  Aliás, muitas músicas antigas ficam conhecidas pois os artistas novos sempre fazem homenagens aos pioneiros. Não há qualquer animosidade entre seguidores de duplas sertanejas, fãs de Bruno e Marrone dificilmente falarão mal dos admiradores de Cézar Menoti e Fabiano. Mas experimentem agora elogiar a banda CPM 22 para quem gosta de Deep purple, ou dizer que ama trance perto de um fã de tecno… discussão na certa. A falta de união do estilo dito “jovem” é seu calcanhar de aquiles.
 
02) Simplicidade
A música sertaneja é simples. Fácil de fazer e tocar. Basta uma viola e dois cantores. Aliás, tudo começou exatamente assim há algumas décadas: No interior, sem energia elétrica, na varanda das casas todas as noites. Para um dj de house, não é possível. Para uma banda de rock, idem. É necessário muito mais equipamentos e tecnologia para ter um setup básico. De forma alguma isso é um facilitador. Alguém pode argumentar: “Mas eu posso tocar rock no violão!” É verdade, mas nesse caso trata-se de uma versão acústica, não é o puro rock and roll genuíno, com guitarras, baixo, bateria, etc.
 
03) Renovação
Item importantíssimo. A música sertaneja se renova a cada 2 ou 3 anos. Estrelas de hoje eram praticamente anônimas pouco tempo atrás. Isso traz sangue novo ao playlist das rádios, além de novos sucessos, é claro. Não vemos novos artistas nessa proporção,  por exemplo, na mpb, onde os medalhões ainda predominam e no rock brasileiro, onde 90% das bandas surgiu na década de 90 e 80.
 
04) Suporte
No meio sertanejo existe uma estrutura fantástica de eventos como rodeios e festas em todo o Brasil e o ano todo. Do maior rodeio fora dos Estados Unidos que é Barretos à churrascaria do seu bairro, sempre haverá espaço para esse estilo musical. Talvez o único que pode concorrer com o sertanejo é o axé. Outros ramos de música também tem suas festas nacionais, como o Skol Beats, Porão do Rock, Ruffles Reggae, etc. mas são mais raros e tem apenas uma data específica no ano.
 
05) Transição
Artistas antigos e novos convivem pacificamente. Com frequencia, as estrelas do show biz reverenciam antigos sucessos, mantendo artistas tradicionais ainda no batente. Não há praticamente choque de gerações musicais, o que não acontece com a dance music, por exemplo, onde a procura pelo novo acaba enterrando antigas vertentes.
 
06) Publicidade
Se existe alguém que identifica oportunidades de venda baseado na identificação de um artista com o maior número de pessoas possível, esta alguém é o publicitário. E ao fazer isso, o mercado reconhece a popularidade de seus sucessos. Tirando a hors councours Ivete Sangalo, que é um fenômeno de vendas, os sertanejos sempre estão vendendo algum produto na TV, como Zezé de Camargo e Luciano, Daniel e Leonardo, exemplos mais evidentes.
 
07) Empreendedorismo
Não raro, duplas sertanejas consagradas apadrinham outras menos conhecidas, este aval facilita a entrada desses novos artistas no mainstream musical. Um caso recente é o de Eduardo Costa, patrocinado por Leonardo.
 
08) Visual
Ou melhor, a falta de visual. Bandas de rock hoje são milimetricamente calculadas para lançar no mercado: A roupa, a tatuagem, a atitude e é claro, o especto físico contam. Já do lado sertanejo, duplas como Rio Negro e Solimões ou Cézar Menoti e Fabiano fogem dos padrões de beleza e são sucesso em todo Brasil. A questão da estética física é algo colocado em segundo plano. Uma boa música substitui um rosto bonito, ou seja, é melhor ter talento do que ser um Brad Pitt com guitarra.
 
09) Segmentação
O sertanejo é a única música que se dá ao luxo de poder tocar de forma segmentada nas rádio do Brasil e levar essas emissoras ao primeiro lugar. Exemplos como a Liberdade FM (BH), Tupi FM (SP) ou Terra FM (GO) são evidentes. Nas praças do interior do Brasil, geralmente as rádios número 1 são aquelas que dedicam suas programações 100% ao sertanejo.
 
10) Economia
A camada social que mais cresceu e obteve ganhos com o desenvolvimento econômico dos últimos 5 anos foi a famosa classe C, que em peso gosta de música sertaneja. Óbvio que outros estilos populares também são beneficiados como forró ou calypso, mas esse tipo de música são mais regionais. E tem mais, o motor econômico do Brasil, o agronegócio é plenamente identificado com a música sertaneja, o que reforma ainda mais a aura de sucesso do segmento.
 
 
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