NOTÍCIAS

Conteúdo relacionado ao meio de radiodifusão

29.07 - 16h21min

Debates eleitorais no Rádio: como proceder?

Todas as emissoras podem realizar debates

O representante jurídico Aerp | Sert-PR, Dr. Rodolfo Machado Moura, em virtude das inúmeras dúvidas que estão surgindo sobre o novo modelo de divulgação eleitoral para este ano, elaborou um roteiro simples e prático, como exemplo para as emissoras de rádio. “Obviamente as emissoras podem escolher os formatos que julgarem mais apropriados para realização do evento, dependendo de fatores como o número de candidatos participantes e o tempo disponível na grade de programação”, frisou Machado Moura.

Todas as emissoras podem realizar debates tanto com candidatos para eleições majoritárias (Prefeito e vice-Prefeito), quanto para proporcionais (vereadores). De acordo com a lei, pode ser realizado debate sem a presença de candidato, desde que a emissora comprove tê-lo convidado com a antecedência mínima de 72 horas da realização do debate. O horário destinado ao debate poderá ser convertido em entrevista de candidato, caso apenas um tenha comparecido ao evento.
Atenção: os debates poderão ocorrer até os dias 29 de setembro para o primeiro turno e 28 de outubro, no caso de segundo turno. O descumprimento de qualquer disposição sujeita a emissora à suspensão, por 24 horas, da sua programação.
 
Quanto ao roteiro, a sugestão do representante jurídico é a que segue:
 
Primeiro Bloco
 
Candidatos respondem a perguntas (sempre por ordem de sorteio) formuladas pela direção da emissora, com direito a 3 (três) minutos para resposta.
 
Segundo Bloco
 
Cada candidato pergunta uma vez, por ordem de sorteio, escolhendo o candidato que vai responder.
 
Pergunta: 30 segundos
Resposta: 2 minutos
Réplica: 45 segundos
Tréplica: 45 segundos
 
Terceiro Bloco
 
Jornalistas da emissora fazem perguntas aos candidatos. Todos os candidatos serão perguntados. O jornalista pergunta e escolhe outro candidato para replicar a resposta. Cada candidato pode ser escolhido para replicar até 2 vezes. O perguntado treplica.
 
Pergunta: 30 segundos
Resposta: 2 minutos
Réplica: 45 segundos
Tréplica: 45 segundos
 
Quarto Bloco
 
Candidato pergunta para candidato. Cada candidato poder ser perguntado até 2 (duas) vezes.
 
Quinto Bloco
 
Considerações finais dos candidatos, com até 3 (três) minutos cada.
 
 
Deixe o seu comentário

NEWSLETTER - receba novidades por e-mail

Omega Sistemas

Rua Dr.Rui Ferraz de Carvalho, 4212 - Edifício Verdes Mares 11º Andar - Sala 1101
CEP 87501-250 - Umuarama - Paraná - Brasil

 (44) 3055-3838 / (44) 3624-9785     (44) 9 9996-9800

LiveZilla Live Chat Software