NOTÍCIAS

Conteúdo relacionado ao meio de radiodifusão

13.11 - 11h05min

Vale a pena ser locutor?

Leia a história abaixo

Vou te contar uma história:

 
Em maio de 2013, um publicitário chinês da Ogilvy & Mather em Pequim, chamado Li Yuan, sofreu um ataque cardíaco fulminante enquanto ainda estava na agência. Ele tinha somente 24 anos. A causa da morte foi atribuída ao stress gerado por excesso de trabalho. Segundo amigos, há um mês ele estava fazendo hora extra direto, saindo da agência sempre depois das 23h. A última mensagem do jovem no microblog Weibo é uma foto sua fazendo continência para a câmera. Aconteceu com ele, mas poderia ter sido com você.
 
Você pode mentir para todo mundo e viver com um sorriso estampado no rosto. No entanto, se você detesta seu trabalho ou se trabalha em algo que não te satisfaz, o seu corpo está sentindo todos os sinais, e está reagindo a eles. Toda vez em que você se sente estressado, seu corpo tem uma resposta para te proteger, pois entende que você está em uma situação de perigo. Isso faz com que hormônios como cortisol sejam liberados, aumentando a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue. Além disso, o estresse pode causar outros efeitos negativos, como armazenamento excessivo de gordura, problema no coração, insônia, dores de cabeça, perda de memória, baixa imunidade, problemas dermatológicos, dentre outros.
Então, seja do que for, vale a pena fazer aquilo que te faz feliz. Faz bem ao seu corpo, a sua mente, a sua vida. 
 
É claro que ninguém consegue ser imune ao estresse, pois há situações cotidianos que fogem do nosso controle, mas se você passa a vida toda fazendo um trabalho que não te satisfaz e que te deixa frustrado, você será muito mais propenso a ser uma pessoa estressada do que se trabalhasse com algo que ama – afinal, passamos boa parte das nossas vidas trabalhando. Os sintomas vão chegando aos poucos e quando você perceber como foi sua saúde foi prejudicada por suas escolhas profissionais, já será tarde demais. E no futuro, se você estiver debilitado, cheio de problemas de saúde, pode ter certeza que seus ex-chefes não estarão do seu lado para te dar apoio, e muito menos irão te pagar uma indenização por isso.
 
E a recompensa financeira? 
 
Desde sempre você aprendeu que na vida há uma ordem lógica de passos que todos devem seguir para conquistar sucesso profissional. Seus professores disseram isso, seus amigos disseram isso, e provavelmente seus pais disseram isso. Essa sequência consiste em: se formar na escola / entrar na faculdade / escolher uma carreira dentre as disponíveis (de preferência a que der mais dinheiro) / Arrumar um estágio / Conseguir um emprego com carteira assinada / Trabalhar para ir subindo de cargo e cada vez ganhar mais / Trabalhar, trabalhar, e trabalhar até se aposentar e poder finalmente curtir a vida.
 
Acontece que, o mesmo sistema que permite que você ganhe dinheiro, precisa que você gaste esse dinheiro – só assim a roda do capitalismo gira. E é exatamente por isso que você trabalha tanto, e sempre tem a impressão de que nunca sobra dinheiro. Isso acontece porque quanto mais você ganha, mais aumenta seu padrão de vida, e consequentemente precisa de mais dinheiro para mantê-lo. Quanto mais se ganha, mais se gasta. E vale a pena se matar por esta eterna insatisfação?
 
Mas sim, você pode ter um ganho muito bom no ramo da locução, porque simplesmente quando você faz o que gosta e faz bem, e sabe administrar sua carreira, você tem retorno. Com certeza.
 
O tempo que você gasta fazendo o que não gosta, só por dinheiro, poderia ser usado pra praticar e se tornar bom naquilo que você gosta de fazer e poder ainda ganhar com isso!
 
Não vou dizer a você que trate toda a situação com irresponsabilidade, você precisa ajustar sua vida e suas contas à realidade, a um começo que pode ser bem difícil. Mas comece, mude, planeje, se programe. Faça cursos no tempo que tiver disponível, invista aos poucos em equipamentos de áudio, pesquise, aprenda, pratique, brinque, invente... O mundo do rádio e da locução no geral carece de pessoas apaixonadas e dedicadas. Se você for uma delas, precisamos de você!
 
Planejando o futuro com a locução...
 
Ana Paula Soares
 
 
Deixe o seu comentário

NEWSLETTER - receba novidades por e-mail

Omega Sistemas

Rua Dr.Rui Ferraz de Carvalho, 4212 - Edifício Verdes Mares 11º Andar - Sala 1101
CEP 87501-250 - Umuarama - Paraná - Brasil

 (44) 3055-3838 / (44) 3624-9785     (44) 9 9996-9800

LiveZilla Live Chat Software