Menu
PRINCIPAL
A EMPRESA
PRODUTOS
DOWNLOADS
CLIENTES
NOTÍCIAS
EVENTOS
FAQ
CONTATO
(44) 3055-3838 / 3624-9785
(44) 9 9996-9800
Omega Play
Omega Censura
Omega Financeiro
Omega NFCom
Omega Streaming
Omega Aplicativo Móvel
Omega Zap
NOTÍCIAS
Conteúdo relacionado ao meio de radiodifusão
06.05 - 15h33min
A
A
A
Compartilhar
TAGS:
Tecnologia
Radiodifusão
Ativação do chip FM no celular e Programa Digitaliza Brasil estão em portarias do MCom
Veja a notícia
Em comemoração ao Dia Nacional das Comunicações, o Ministério das Comunicações (MCom) publicou, nesta quarta-feira (05/05/2021), a Portaria nº 2523/2021, que dispõe sobre a recepção do serviço de rádio FM nos equipamentos de telefonia móvel e a Portaria nº 2524/2021, que institui o Programa Digitaliza Brasil.
Chip FM
De acordo com a portaria, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá adotar medidas para garantir que os telefones celulares que possuem as condições técnicas para o recebimento dos sinais do rádio FM saiam de fábrica com o chip FM ativado.
Desde 2014, a ABERT vem promovendo campanhas que estimulam o consumidor a escolher modelos de celulares que tenham o chip FM integrado. Em setembro de 2020, durante reunião do Conselho Superior da ABERT, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou seu compromisso em levar adiante esse antigo pleito das associações de radiodifusão. “Estamos fazendo o rádio no celular”, afirmou Faria à época.
O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, elogiou a iniciativa do MCom. “Milhões de brasileiros poderão ouvir gratuitamente a programação do rádio, sem o consumo do pacote de dados da internet. Esperamos que a Anatel regulamente, com sua usual capacidade técnica e celeridade, esta importante medida”.
Programa Digitaliza Brasil
A portaria publicada regulamenta a utilização do saldo de recursos remanescentes provenientes da licitação do Edital dos 700Mhz (4G), instituindo o “Programa Digitaliza Brasil”.
De acordo com o texto, o programa tem como principais objetivos concluir o processo de digitalização dos sinais da televisão analógica terrestre até 31 de dezembro de 2023 e ampliar o acesso ao serviço de TV digital terrestre nas localidades onde ainda não houve o desligamento do sinal analógico.
A prefeitura que demonstrar interesse na adesão ao programa poderá receber equipamentos para a digitalização dos sinais analógicos das estações retransmissoras de televisão, desde que o município tenha apenas acesso ao sinal analógico, sem qualquer sinal de TV digital terrestre.
Serão distribuídos conversores de televisão digital terrestre a famílias integrantes do Cadastro Único, inclusive as beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Além de criar o Programa Digitaliza Brasil, a portaria também simplifica o processo de consignação de canais digitais às entidades que prestam o serviço de retransmissão de televisão em tecnologia analógica, garantindo a continuidade dos serviços em tecnologia digital.
“A portaria materializa um projeto discutido e acompanhado pela ABERT desde 2014. É de extrema importância para levar o sinal de TV digital a milhares de pequenas cidades que atualmente não estão assistidas com essa tecnologia, além de simplificar e desburocratizar o processo de consignação de canais, cuja celeridade é fundamental para a continuidade do processo de desligamento da TV analógica no país”, afirma o presidente da ABERT, Flavio Lara Resende.
Para Lara Resende, esta é uma das maiores políticas públicas voltadas à radiodifusão brasileira. “O desafio é imenso, e esse trabalho, construído por muitas mãos e atores, deixará um legado para a comunicação social brasileira. Em tempos tão difíceis, este é um momento de comemorar e agradecer o árduo trabalho realizado pelo MCom e pela Anatel”, conclui.
Fonte:
ABERT
Deixe o seu comentário
Outras notícias
31.05 - 11h11min
10 razões para você adquirir o sistema Omega Financeiro
16.05 - 15h12min
Quais os benefícios de ter um aplicativo móvel para sua rádio?
26.09 - 17h08min
Rádios se unem e realizam carreatas pelas ruas de São Paulo, Campinas e São José dos Campos
26.09 - 16h43min
Rádio é consumido por 83% da população no Brasil
26.09 - 16h27min
Celular segue como aparelho mais utilizado para acesso à internet no Brasil
26.09 - 16h20min
82% dos ouvintes de rádio lembram ter ouvido propaganda em áudio
21.09 - 16h26min
4 ações para aumentar as vendas de sua rádio
08.04 - 17h12min
100 anos do Rádio: ABERT abre comemorações com mostra que reúne arte e cultura
07.03 - 16h20min
O Rádio na guerra
12.11 - 16h30min
Caíque Agustini é eleito presidente da AERP para biênio 2022/2024
Omega Sistemas
PRINCIPAL
A EMPRESA
PRODUTOS
DOWNLOADS
CLIENTES
NOTÍCIAS
EVENTOS
FAQ
CONTATO
NEWSLETTER - receba novidades por e-mail
Omega Sistemas
Rua Dr.Rui Ferraz de Carvalho, 4212 - Edifício Verdes Mares 11º Andar - Sala 1101
CEP 87501-250 - Umuarama - Paraná - Brasil
(44) 3055-3838 / (44) 3624-9785
(44) 9 9996-9800
×
Close
Newsletter
Que tal receber por e-mail as novidades da Omega Sistemas?
É só preencher o e-mail abaixo ;)