NOTÍCIAS

Conteúdo relacionado ao meio de radiodifusão

05.04 - 09h46min

5 etapas para se tornar locutor de rádio

Siga as dicas

A pergunta que mais me fazem é: “Meu sonho é ser locutor de rádio, como começo?” Então, anote aí: 

ETAPA 1 – CONHEÇA O MERCADO. Um dos primeiros passos é visitar as emissoras. Comece por pequenas rádios, AMs e Rádios Comunitárias. Converse com o pessoal da rádio sobre seu sonho. Peça para gravar um teste e pergunte a opinião deles. O que eles acharam da sua voz? Você tem alguma chance? Se o retorno for positivo, a próxima etapa seria lapidar o seu talento. 
 
ETAPA 2 – INFORME-SE. Leia livros da área. Siga dicas de profissionais. Procure um curso básico de locução perto da sua casa ou mesmo via internet, para te dar o embasamento teórico necessário para o seu treinamento. 
 
ETAPA 3 – TREINE. A prática leva a perfeição. Para treinar em casa você só precisa de um local silencioso, um software de gravação no computador e um microfone. Hoje tem celulares que são verdadeiros estúdios de áudio. Ouça suas gravações e melhore a cada dia. 
 
ETAPA 4 – DIFERENCIE-SE. Quer se aperfeiçoar? Procure um curso de locução profissional, se possível com direito a obtenção do Registro Profissional (DRT). Outros cursos que irão te ajudar: Teatro, Oratória e Inglês. 
 
ETAPA 5 – APRESENTE-SE AO MERCADO.Volte nas rádios que você visitou na primeira etapa a apresente suas novas gravações. Ofereça para começar a trabalhar como operador, editor ou redator. Peça um estágio. Relacione-se com pessoas do meio. Oportunidades aparecem para quem está no lugar certo, na hora certa, e devidamente preparado. Boa sorte!
 
 
Deixe o seu comentário

NEWSLETTER - receba novidades por e-mail

Omega Sistemas

Rua Dr.Rui Ferraz de Carvalho, 4212 - Edifício Verdes Mares 11º Andar - Sala 1101
CEP 87501-250 - Umuarama - Paraná - Brasil

 (44) 3055-3838 / (44) 3624-9785     (44) 9 9996-9800

LiveZilla Live Chat Software