NOTÍCIAS

Conteúdo relacionado ao meio de radiodifusão

01.06 - 10h55min

Aprenda os cuidados para manter a saúde da sua voz

O Komunicando reuniu algumas dicas de profissionais para cuidar da sua voz

Com exceção dos profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho e necessitam ter habilidades comunicativas como fala clara e agradável, são poucas as pessoas que, em seu dia-a-dia, se lembram de cuidar da voz. Muitas, pelo contrário, até adotam hábitos nocivos que comprometem a saúde vocal. 

É importante estar atento a algumas atitudes que podem melhorar ou prejudicar a voz e, por consequência, comprometer a saúde e a imagem pessoal.
A voz tem uma importância significativa nos nossos relacionamentos, sejam pessoais ou de trabalho de qualquer natureza, ela expressa muito de nossa emoção.
 
O Komunicando reuniu algumas dicas de profissionais para cuidar da sua voz:
 
O que se deve evitar
 1. Cigarros e drogas irritam as cordas vocais, o que pode provocar rouquidão, um dos primeiros sinais de que há algo errado com a garganta. A longo prazo a rouquidão pode evoluir para lesões mais sérias, inclusive câncer de laringe.
 2. Tosse e pigarro constantes são movimentos de alto impacto entre as cordas vocais, podendo machucá-las. As causas podem ser várias, como ressecamento da boca e garganta, alergias, rinite, sinusite, refluxo, fumo ou simplesmente um hábito. Descobrindo-se a causa fica fácil eliminá-las.
 3. Chupar balas, pastilhas e sprays enquanto se fala, principalmente as mais ardidas, causam falsa sensação de alívio, uma espécie de anestesia, o que faz a pessoa forçar a garganta.
 4. Receitas caseiras pertencem à crença popular. “Em geral essas receitas têm componentes que irritam as cordas vocais, como, por exemplo, gargarejo com líquidos ácidos do tipo limão e vinagre.” Ela acrescenta que mesmo o gargarejo indicado em tratamento médico deve ser bem dosado e feito apenas no período recomendado.
 5. Comer em excesso ou ingerir alimentos de difícil digestão pode provocar o refluxo de ácido do estômago para a garganta, causando irritação.
 6. Beber líquidos gelados, bebidas alcoólicas e praticar automedicação para melhorar a dor de garganta.
 7. Comer chocolate ou leite em demasia deixa a saliva mais viscosa, o que pode levar à vontade de pigarrear. O pigarro pode machucar as cordas vocais.
 8. Choques térmicos.
 9. Roupas apertadas que atrapalham a respiração, pois uma alteração na respiração leva a uma alteração na produção da voz.
 
Atitudes positivas 
 1. Repouso - Descanse e durma bem, a voz reflete o cansaço físico e a falta de ânimo.
 2. Hidratação - Beba muito líquido, principalmente água, isso é fundamental. Com a hidratação, as cordas vocais vibram livremente.
 3. Tom da fala - Mantenha a voz sempre no seu tom natural, não se deve fazer esforço ao falar.
 4. Postura - Manter sempre uma boa postura corporal ajuda muito.
 5. Alergia e gripe - Poupe a voz durante crises alérgicas e estados gripais.
 6. Alimentação - Coma maçã, a fruta tem propriedades adstringentes, limpando o trato vocal até os pulmões, e favorecendo uma voz mais saudável.
 7. Ajuda profissional – Procure um fonoaudiólogo em casos de tosses, pigarros e alterações na voz que perdurem mais de duas semanas ou sempre que precisar aprimorar sua voz.
 
 
Fonte: http://blogkomunicando.blogspot.com.br/2014/08/aprenda-os-cuidados-para-manter-saude.html
Deixe o seu comentário

NEWSLETTER - receba novidades por e-mail

Omega Sistemas

Rua Dr.Rui Ferraz de Carvalho, 4212 - Edifício Verdes Mares 11º Andar - Sala 1101
CEP 87501-250 - Umuarama - Paraná - Brasil

 (44) 3055-3838 / (44) 3624-9785     (44) 9 9996-9800

LiveZilla Live Chat Software