NOTÍCIAS

Conteúdo relacionado ao meio de radiodifusão

20.06 - 11h43min

5 dicas para escrever texto para locução

Artigo de Wellynton Lubben

1) Escreva como você fala.

Na maioria dos casos , escrever para o ouvido é mais informal do que escrever para ser lido. Você pode imaginar que está falando com alguém enquanto está escrevendo. Quando escrever como você fala, naturalmente irá usar palavras menores, um tom mais coloquial e frases curtas.

2) Chegue ao ponto rapidamente.
Quando você está escrevendo para o áudio, não tem muito tempo para levar até o ponto . Você tem que chegar lá rapidamente antes de perder o seu público. Concentre-se no que é mais importante , usando termos simples. Alguns profissionais dizem que isso é "simplicidade inteligente".
 
3) Fale a uma só pessoa.
Se tratando de uma escrita publicitária, prefira termos no singular. Ex: "Vocês fazem parte desta história": falada desta maneira no plural, dá a sensação de amplitude, algo generalizado, porém quanto mais intimista a mensagem for, mais resultado terá. "Você faz parte desta história": o singular traz proximidade, um ar de intimidade.
 
4) Calcule o tamanho do texto.
Você não vai querer que o locutor pareça um narrador de corridas. A regra de ouro para o cálculo do tempo é que em 1 minuto o narrador vai ler cerca de 100 palavras. Se você quiser que o seu texto dure um minuto, considere 100 palavras ou menos. Pode-se também considerar 14 linhas de texto = 1 minuto de leitura. 
 
5) Use o silêncio.
O silêncio é o áudio como espaço em branco. Os ouvintes precisam de tempo para processar o conteúdo verbal, imaginar ou ver o que está na tela. Você pode trabalhar breves pausas em seu script, indicando onde o locutor deve parar por um momento, pausas frequentes também darão tempo para adicionar outros elementos, como imagens, efeitos e vinhetas. O silêncio é seu amigo. Use-o com sabedoria.
 
 
Deixe o seu comentário

NEWSLETTER - receba novidades por e-mail

Omega Sistemas

Rua Dr.Rui Ferraz de Carvalho, 4212 - Edifício Verdes Mares 11º Andar - Sala 1101
CEP 87501-250 - Umuarama - Paraná - Brasil

 (44) 3055-3838 / (44) 3624-9785     (44) 9 9996-9800

LiveZilla Live Chat Software