NOTÍCIAS

Conteúdo relacionado ao meio de radiodifusão

10.08 - 10h13min

7 hábitos para uma fala mais cativante

O que você falaria se tivesse apenas 5 minutos para impressionar alguém?

Imagine que você tem apenas 5 minutos para impressionar alguém com suas palavras. O que e como falaria? Seria suficientemente convincente? Algum dia – ou todos eles, no caso dos radiodifusores – você dependerá do seu estilo de fala e, quanto mais confiante você for, maiores serão suas chances de sucesso.

Assim que ouvimos alguém falar, nosso cérebro entre em modo investigativo, detectando informações socialmente relevantes, como inteligência e educação.
 
Então podemos aparentar ser mais cativantes do que realmente somos? SIM!
 
Quando se trata de cativar as pessoas, falar é melhor do que escrever, porque a escrita não tem “dicas de paralinguística”, que nos dizem coisas como inteligência, emoção, raciocínio, tom. Nesse sentido, você não é o que fala, mas como fala.
 
Então, vamos aos 7 hábitos para uma fala mais cativante:
 
MELHORE SUA POSTURA: de pé ou sentado em linha reta, mas com a coluna relaxada, projete uma imagem de autoconfiança, colocando-se em um estado físico-mental confortável e confiante para falar.
 
EVITE LINGUAGEM SEM SENTIDO: falar em clichês, jargões ou usar palavras “inteligentes” sem seu significado correto, transmite falta de ideias originais e causa sono em seus ouvintes.
 
FALE ALTO, NÃO FORTE: projetar sua voz requer prática, mas falar alto e confiante é um grande trunfo. Nunca grite. Isso leva seus ouvintes ao limite e causa estragos em sua voz.
 
PRESTE MUITA ATENÇÃO À SUA VOZ: pense em vozes que te atraem. A frequência vocal e a habilidade do orador, facilidade e familiaridade com as sutilezas de sua própria voz. Ao escutar a sua voz e fazer este comparativo, vai ser possível refiná-la.
 
EVITE MANIAS: hábitos vocais irritantes afetam negativamente o modo com os oradores são percebidos.
 
NÃO TENHA MEDO DO SILÊNCIO: pausas enfatizam e adicionam raciocínio ao seu discurso.
 
NÃO SE INTROMETA, A MENOS QUE TENHA ALGO A ACRESCENTAR: se você sabe somente o básico sobre algum tópico,  não interrompa a discussão para não parecer ignorante. Uma solução é levar a conversa para um terreno familiar, onde você possa falar facilmente e com conhecimento.
 
 
 
Deixe o seu comentário

NEWSLETTER - receba novidades por e-mail

Omega Sistemas

Rua Dr.Rui Ferraz de Carvalho, 4212 - Edifício Verdes Mares 11º Andar - Sala 1101
CEP 87501-250 - Umuarama - Paraná - Brasil

 (44) 3055-3838 / (44) 3624-9785     (44) 9 9996-9800

LiveZilla Live Chat Software