NOTÍCIAS

Conteúdo relacionado ao meio de radiodifusão

23.10 - 10h31min

Como aprimorar suas habilidades de se comunicar no ar

Veja algumas dicas de oratória que podem melhorar sua desenvoltura no ar
Para quem é locutor, dominar a comunicação é imprescindível, o bom locutor deve engajar seu público, por meio da comunicação. Algumas técnicas podem ser utilizadas para ajudar nesse momento. 

Abaixo estão listadas algumas dicas do especialista Reinaldo Polito, que ajudarão a melhorar sua performance.

 

1ª - Dominar o assunto.

Ter domínio do assunto é essencial para que você consiga desenvolver a mensagem de forma clara e objetiva. Estude sobre o assunto a ser falado e procure ler muito sobre fatos e notícias do cotidiano, estar informado é importante para que você tenha um repertório amplo e mais firmeza ao se comunicar. Outro ponto muito importante é checar a veracidade e a fonte da notícia ou assunto que vai ser abordado, assim além informar o ouvinte, você passa credibilidade.  
 

2ª - Organizar e manter sequência do assunto

Mantenha uma comunicação clara com sequência de raciocínio, procure explanar o assunto tratado em uma sequência de início, desenvolvimento e fim, dessa forma o assunto fica bem estruturado e de fácil entendimento.
 

3ª - Alternar a intensidade e velocidade da fala

A variação do volume, entonação e velocidade da fala são muito importantes, manter sempre o mesmo ritmo torna a comunicação cansativa. Variar a intensidade e velocidade desperta a atenção do ouvinte no que está sendo dito.
Procure aumentar o volume da voz em partes relevantes do assunto, em tópicos que devem ser enfatizados. 
Em partes não tão importantes, mas que devem ser faladas, pode-se aumentar a velocidade da fala, isso faz com que o assunto não fique monótono, mas é importante ter cuidado para não acelerar demais e prejudicar o entendimento da mensagem.
 

4ª - Usar corretamente a inflexão de voz e pausas.

Usar corretamente a inflexão de voz mantem um ritmo coeso e constante da fala, acompanhado de pausas entre uma frase e outra ajuda a evitar vícios de linguagem como: né, então, daí, veja bem, tipo assim etc. Que tornam a fala confusa e demonstra um certo nervosismo de quem está falando.
 

5ª - Ter naturalidade

Ao contrário do que muitos pensam, falar em público com excelência não significa falar bonito usar palavras difíceis e rebuscadas pode prejudicar sua forma de se comunicar, a preocupação gerada pela necessidade de usar palavras formais pode fazer com que sua fala fique artificial, prejudicando a construção de sua personalidade que é o fator principal que faz com que as pessoas se identifiquem com quem fala ou com assunto falado. Falar com naturalidade traz essa sensação de familiaridade e aproximação.
 

6ª - Falar com energia

É importante ressaltar que o locutor precisa falar com energia, com entusiasmo. Falar com entusiasmo cativa a seus ouvintes e faz com que sua ideia seja transmitida com segurança e credibilidade.
 

7ª - Trabalhar a respiração

Outro ponto muito importante para quem vai falar em público é trabalhar a respiração, é importante que você mantenha um ritmo de fala que te possibilite respirar com calma, ao respirar você reduz o estresse e a ansiedade, relaxa a mente e deixa o cérebro mais ativo, proporcionando mais clareza na comunicação.
 

8ª - Cuidar do vocabulário

A linguagem sempre deve ser adaptada ao público que você vai falar, se seu programa tem um conteúdo mais descontraído a linguagem deve ser coerente com essa realidade, mais leve, mais descontraída. Se o conteúdo for um pouco mais sério e formal, sua linguagem também deve ser mais polida e formal. Outro ponto muito importante que deve ser observado é quanto ao uso de gírias, xingamentos e termos vulgares, o locutor deve ter muito cuidado, algumas pessoas podem se sentir ofendidas, causando constrangimento e descontentamento nos ouvintes.
 

9ª - Não se desesperar no momento que ocorrer um branco

Normalmente o branco não ocorre por falta de uma palavra, mas sim pela perda da sequência de pensamento, nesse caso quanto mais você se pressionar para lembrar, mais difícil se torna para retomar o pensamento. O que pode ajudar nesse momento é repetir aquilo que acabou de dizer para dar ênfase ou você pode usar a expressão: na verdade o que eu quero dizer é... Quando se usa essa expressão, você se obriga a recontar aquela informação por outro caminho e normalmente você encontra uma saída. Mas se mesmo com essas técnicas não conseguir retomar a sequência do pensamento, avise seu público que logo retomará ao assunto, pegue uma outra informação e continue, até que você se recorde daquilo que desejava falar.
 

10ª – Usar um bom sistema de automação

Para ter dinamismo no AR e ter total controle de sua programação, você precisa ter um bom sistema de automação. Oferecemos pra você o Omega Play, que lhe dará um controle total da programação comercial e musical de sua rádio, disponibilizando ao seu cliente um atendimento de qualidade e levando aos ouvintes uma programação organizada e gostosa de ouvir. 

CLIQUE AQUI para ver os 10 BENEFÍCIOS que o sistema OMEGA PLAY oferece a você.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD e TESTE GRÁTIS por 30 dias.

Qualquer dúvida é só entrar em contato.
 
Estamos aqui à disposição.
Deixe o seu comentário
FAÇA UM TESTE GRÁTIS POR 30 DIAS
Veja como nossos produtos atendem sua necessidade.

NEWSLETTER - receba novidades por e-mail

Omega Sistemas

Rua Dr.Rui Ferraz de Carvalho, 4212 - Edifício Verdes Mares 11º Andar - Sala 1101
CEP 87501-250 - Umuarama - Paraná - Brasil

 (44) 3055-3838 / (44) 3624-9785     (44) 9 9996-9800

LiveZilla Live Chat Software