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01.10 - 09h45min

Principais características do meio rádio

Uma pesquisa qualitativa realizada pelo Instituto Ipsos Marplan em parceria com o Grupo de Profissionais de Rádio de São Paulo, com os criativos das agencias de publicidades teve como foco explorar o rádio com o objetivo de levantar as principais características do meio e suas perspectivas futuras junto ao mercado publicitário considerando o contexto de transformação das mídias e seus consumidores.
Uma pesquisa qualitativa realizada pelo Instituto Ipsos Marplan em parceria com o Grupo de Profissionais de Rádio de São Paulo, com os criativos das agencias de publicidades teve como foco explorar o rádio com o objetivo de levantar as principais características do meio e suas perspectivas futuras junto ao mercado publicitário considerando o contexto de transformação das mídias e seus consumidores. O estudo foi realizado com três fontes: workshop de inovação com profissionais da área de criação, produção e levantamento de dados secundários mais o uso da expertise do instituto.
 
Algumas das características mais marcantes do meio rádio:
 
a) Sentido da audição: a necessidade de valorizar o ato de ouvir, compreender e assimilar os dados apresentados;
 
b) Imaginação: utilizar com maior frequência os estímulos sonoros para criar “imagens” mentais para o ouvinte;
 
c) Multidimensional: o rádio mantém mobilidade, fluidez e liberdade para que ouvinte decida o que escutar dentro do leque de conteúdos apresentados;
 
d) Proximidade do ouvinte: é a característica de linguagem que permite uma
aproximação direta da narrativa radiofônica do universo imaginário e pessoal
do ouvinte, sendo útil e fiel na sua participação diária;
 
e) Retencidade: o veículo mantém a atenção do ouvinte chegando a ter um tom
coloquial e amigo tornando o diálogo de massa uma comunicação única entre o
apresentador e o ouvinte;
 
f) Grande alcance: a característica que garante a cobertura de qualquer raça,
cor formação, idade, classe social estilo, religião, etc.;
 
g) Segmentação: é o veículo que garante para a cada perfil de ouvintes uma
emissora. Para cada programação um público, para cada horário, uma
preferência. Para cada preferência, um programa. Por isso, para cada
radialista, uma voz e para cada voz, um ouvinte.
 
 
Alvaro Bufarah Junior (Mestre em Comunicação e Mercado pela Fundação
Cásper Líbero, professor dos cursos de Rádio e TV e Propaganda e
Publicidade da FAAP, e Jornalismo da Uni9.)

 

Fonte/Matéria completa: http://universodoradio.blogspot.com.br/2015/02/o-radio-diante-das-novas-tecnologias-de.html?spref=fb

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